quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Nota pública


A Executiva Estadual do Partido Socialista Brasileiro do Rio de Janeiro através de sua Secretaria Estadual de Movimento Negro solidariza-se com todos e todas as brasileiras que foram ultrajadas pelo texto do Convite para o evento do SESC Madureira ‘"Consciência Negra": conversando sobre a cultura "Banto"’, que lamentavelmente diz: “... apresentações de danças afro e café servido por mucama, lembrando os áureos tempos coloniais.”. Compreendemos que muitas instituições brasileiras tem se comprometido com a mudança de paradigmas no trato com a questão da intolerância e preconceito racial no Brasil, entretanto sabemos que esta mudança de paradigmas deve começar por um outro olhar e uma nova leitura da história brasileira. Entendemos que a política de embranquecimento adotada no final do Império Brasileiro e início da República Brasileira silenciou as contribuições das etnias africanas para a construção da nação brasileira e relegou-as à mera condição de construtores braçais desta nação. Entendemos que os efeitos nefastos do silenciamento das contribuições africanas em nossa sociedade atual é incomensurável, entendemos também que a conjuntura atual exige grandes e combinados esforços na denúncia do racismo estrutural e na construção de uma nova sociedade brasileira verdadeiramente plural e eqüitativa. Neste sentido todas as ações que visem ao combate do racismo estrutural e a construção de uma sociedade plural e eqüitativa são bem vindas e louváveis, entretanto a construção de tais ações deve primar pela releitura de nossa história e estar vigilantes para não trazer em seu bojo resquícios do racismo. Assim sendo, o citado evento peca ao reproduzir festivamente a condição escrava dos negros e negras brasileiras que serviam de mucamas e mucamos nos áureos tempos coloniais. Digno de louvor seria se denunciasse à condição humilhante dos escravizados mucamos e mucamas no lamentável período histórico da escravidão. Reiteramos que todas as ações que visem a denúncia do racismo estrutural e a construção de uma nova sociedade brasileira verdadeiramente plural e eqüitativa devem ser louvados e advertimos que tais ações deve primar pela releitura de nossa história e estar vigilantes para não trazerem em seu bojo resquícios do racismo que visam combater. Renovamos também o compromisso histórico do Partido Socialista Brasileiro com a construção de uma sociedade onde a cor da pele não será mais que uma característica de nossa diversidade, com uma sociedade onde não haja espaço para a exploração do homem pelo homem, com a construção da sociedade socialista.

COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL - PSB/RJ

DIA 20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

2 comentários:

Amanda Lavor disse...

É pessoal, realmente tomar "café servido por mucama, lembrando os áureos tempos coloniais" não é a melhor manifestação que se poderia ter para lembrar a escravidão e a importância do negro no Brasil. Ainda mais no dia da Consciência Negra. Um ato lamentável.

Saudações Socialistas

Amanda Lavor
JSB-DF

Professor Fabiano Bastos disse...

Convidamos para visitarem e acompanharem o Blog Página 40 Rio.

O Blog não será só para falar dos assuntos relativos ao Rio de Janeiro mas sim sobre as principais notícias ligadas ao nosso Partido Socialista Brasileiro e sobre notícias da política no Brasil.

Além de divulgar as notícias, queremos ser o espaço onde os socialistas do Brasil debatam sobre os assuntos e enviem textos para serem publicados.
Nos ajudem a construir esse espaço socialista na internet.

Saudações socialistas!!!!
Blog Página 40 Rio

http://pagina40rio.blogspot.com

Quem sou eu

Minha foto
Somos a juventude do Partido Socialista Brasileiro, formada pelos militantes filiados de até 30 anos de idade. E temos como principais frentes de atuação o Movimento Estudantil e as Políticas Públicas de Juventude.